A juíza Francilucy Rejane, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), rejeitou no fim da manhã desta terça-feira (23) a ação movida pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que pedia a proibição da imagem do ex-presidente Lula (PT) na campanha do governador João Azevêdo (PSB). A coligação “A Paraíba tem pressa de ser feliz” mostrou que adesivos, panfletos e santinhos com a figura do petista e do candidato à vice-presidência Geraldo Alckmin (PSB), ao lado de João, estão sendo veiculados pela Paraíba. No documento enviado ao TRE, as partes ressaltaram que o uso da imagem fere artigo do Código Eleitoral. “Não existem candidaturas fora dos respectivos partidos, coligações e federações, nem logicamente candidaturas que possam ser indiferentemente patrocinadas por quaisquer partidos ou coligações, principalmente se estes partidos ou coligações são rivais no processo político”, destacaram à justiça. Na decisão, a magistrada afirmou que “não há falar em irregularidade na propaganda eleitoral do representado, João Azevedo (PSB), ao utilizar a imagem do candidato Lula (PT), candidato à presidência da República, e o seu Vice, Geraldo Alckmin (PSB)”. “Portanto, qualquer apoio informal realizado por candidato à Presidência da República à candidatura em âmbito regional, não pertencente à sua coligação em nível nacional, não desnatura e nem invalida o que efetivamente reflete o DRAP registrado na Justiça eleitoral, como na hipótese dos autos, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) estão, formal e legalmente, coligados em âmbito nacional”, escreveu.
O vereador Odon Bezerra (PSB) solicitou afastamento do cargo por 121 dias para tratar de assuntos de interesse pessoal. O requerimento, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJ) nesta terça-feira (23), informa que a licença passa a vigorar a partir do dia 25 de agosto, ficando suspensa a remuneração, conforme disciplina o artigo 141, inciso IV, do Regimento Interno da Casa.
A Mesa Diretora deve editar Resolução concedendo a licença nos próximos dias. Após a aprovação da matéria, a próxima suplente da coligação, Cris Furtado (Cidadania), será convocada a tomar posse. A primeira suplente da coligação, vereadora Fabíola Rezende, também do Cidadania, assumiu na vaga aberta pela licença de Zezinho Botafogo
O presidente da Casa, Dinho (Avante), informou que a previsão é de que, durante o afastamento de Odon Bezerra, a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ) seja presidida pelo vereador Thiago Lucena.