Amazonas é campeão da Série C
A história está escrita dentro do Augusto Bauer. Mesmo diante de um ambiente hostil e saindo atrás no marcador, o Amazonas escreveu mais uma linda página em sua curta e já bastante laureada história. A Onça Pintada não se intimidou com a torcida do Brusque, bateu o rival de virada por 2 a 1, na volta da final do Brasileirão da Série C, na tarde deste domingo, dia 22 e com isso conquistou pela primeira vez o título da terceira divisão do Brasileirão. É mais um dia histórico para a sensação do futebol amazonense.
Na partida de ida, realizada no último domingo, na Arena da Amazônia, em Manaus, as duas equipes empataram em 0 a 0. Com isto, quem vencesse neste domingo, ficaria com o título da competição. Em caso de novo empate, a definição do campeão iria para as penalidades.
Apesar de jogar em casa, o Brusque viu a Onça Pintada dar o bote primeiro e quase marcar no primeiro minuto com Igor Bolt. Porém, o time catarinense rapidamente recuperou o controle das ações. Aos nove minutos, Dentinho tentou para o gol e a bola bateu na mão do defensor: pênalti, que Queiróz bateu bem e marcou o primeiro do jogo. A partir do gol, o time da casa passou a controlar o jogo e dar pouquíssimas chances de escape aos amazonenses, com algumas oportunidades não muito perigosas criadas.
A partir dos 30′, o time da casa chegou mais. Aos 33′, Diego Tavares perdeu ótima chance após passe de Queiróz. Pouco depois, Dentinho recebeu ótimo cruzamento, mas mandou por cima. Aos 39′, Dentinho chutou nas mãos do goleiro Edson Mardden. Quando parecia que o primeiro tempo terminaria em vantagem, aos 44′, Diego Torres aproveitou cobrança de falta e acertou lindo chute para empatar o jogo e dar números finais ao primeiro tempo.
Na etapa final, o Amazonas assustou primeiro aos seis minutos Diego Torres chutou uma falta no travessão. Aos 11´, Sassá aproveitou chance dentro da área e marcou o segundo do Amazonas. O Brusque respondeu com Alex Rhuan chutando por cima. Pouco depois, Edson fez defesaça para evitar o gol de Alex Rhuan, em outra tentativa de longe do número 66.
Com a vantagem do time manauara e o desespero do Brusque, a pressão foi aumentando, ainda que o quadricolor parasse nos próprios erros. Aos 42′, Moisés quase empatou, mas parou no goleirão Edson Mardden. Apesar da pressão, o título ficou mesmo com o Amazonas, depois do jogo ser paralisado ainda com sinalizadores.
Agora, as duas equipes se preparam para a temporada 2024, onde terão os seus respectivos campeonatos estaduais (Catarinense, no caso do Brusque, e Amazonense, no caso do Amazonas), Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B. Vale lembrar que Paysandu e Operário Ferroviário também conquistaram o acesso para o segundo escalão do futebol nacional.