Março foi o mês em que mais choveu em Cajazeiras no 1º trimestre de 2024; acumulado é de quase 660 mm
Março foi o mês em que mais choveu em Cajazeiras no primeiro trimestre de 2024. De acordo com os dados divulgados pelas agências de controle do Governo do Estado, a terra do Padre Rolim recebeu 280,4 mm em março. Em seguida vem janeiro, com 206,6 mm; depois fevereiro, com 172,3 mm. O total do acumulado foi de 659,3 mm nos três meses.
Os dados foram divulgados neste domingo (31) pelo Estado através da Empaer (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária); Aesa (Agência Executiva de Gestão dos Recursos Hídricos da Paraíba) e Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
VEJA TAMBÉM: Muita chuva é registrada no Sertão da Paraíba; complexo Coremas/Mãe D’água ganha 20 cm em 24 horas
Chuvas na Paraíba
Neste Domingo de Páscoa, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 160 cidades da Paraíba e um alerta amarelo para 96 municípios, ambos por risco de chuvas, mas com intensidades diferentes. Os dois avisos valem até as 10h da segunda-feira (1º).
Para o alerta laranja, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia e ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No alerta amarelo, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia e ventos intensos, entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.