João Pessoa retoma campanha de vacina contra dengue
A Prefeitura de João Pessoa retoma nesta segunda-feira (6), a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que precisam iniciar o esquema vacinal com a primeira dose do imunizante. A campanha teve início no dia 19 de fevereiro e, para quem iniciou o esquema nesse dia poderá completar o esquema vacinal com a segunda dose a partir de 18 de maio. Em João pessoa já foram aplicadas 17.123 doses, o que representa 31,41% da população elegível a vacinação.
A proteção com o imunizante Qdenga se alcança com duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. A vacina é segura, e a administração do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Recebemos novas doses e na recomendação técnica, a prevenção inicialmente é destinada a dose 1 de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Portanto, convocamos os pais e responsáveis que levem seus filhos a um serviço de saúde e garantir essa proteção”, destacou Fernando Virgolino, coordenador da Seção de Imunização de João Pessoa.
Nesse período de temperaturas altas e chuvas recorrentes, é importante que haja a vigilância contínua nos domicílios e ambientes públicos. “Vamos reforçar o cuidado em nossas casas e evitar jogar lixos em locais públicos. O acúmulo de água em recipientes expostos pode criar condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, o vetor transmissor da dengue. Portanto, vamos ficar atentos e alertas para evitar possíveis focos do mosquito”, completou o coordenador.
Proteção contra dengue – A vacina atualmente está sendo recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
Nos serviços de saúde pontos móveis, além da atualização da caderneta de vacinação, com as doses de rotina está disponível também a vacina que protege contra Influenza, ampliada para toda população a partir de seis meses de idade.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta vacina.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (6):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Com investimento de mais R$ 22 milhões, via que liga Altiplano ao HU é entregue nesta quarta-feira
Com descontos de até 100%, Prefeitura de João Pessoa prorroga prazo de adesão ao Refis 2025
Prefeitura de João Pessoa convoca 53 aprovados em concurso da Semob para curso de formação
Prefeitura de João Pessoa convoca 53 aprovados em concurso da Semob para curso de formação
Banheiros de quiosques na orla de João Pessoa são públicos e não pode haver cobrança para uso, reforça promotora Cláudia Cabral: “não pode ser restrito”
João Pessoa está entre os 10 destinos preferidos no Brasil e no mundo durante baixa temporada