Pela primeira vez em 32 anos, PSDB não vai lançar candidatos a vereador em João Pessoa; presidente explica estratégia
Presidente do PSDB em João Pessoa afirmou que a estratégia é fortalecer partidos aliados que vão apoiar Pedro Cunha Lima em 2026.
Pela primeira vez nos últimos 32 anos, o PSDB não vai lançar candidatos a vereador em João Pessoa. A situação foi confirmada pelo presidente do PSDB na Capital, Luiz Neto. A alegação para a estratégia é de fortalecimento da coligação que tentará eleger Ruy Carneiro prefeito e pensando já nas eleições de 2026. O Cidadania, que faz federação com o PSDB, também não lançará candidatos.
Em consulta ao portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacandcontas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ata da convenção PSDB/Cidadania. Nela, consta que membros do PSDB votaram para a federação não lançar candidatos a vereador na Capital. Não houve presença de membros do Cidadania na convenção. Veja no documento no fim da matéria.
Na ata, foram estabelecidas votações para deliberar assuntos da federação e, com o resultado, ficou estabelecido que que por “unanimidade de votos favoráveis à não indicação de candidaturas ao cargo de vereador”.
Luiz Neto confirmou o não lançamento de candidatos a vereador e que a estratégia é de fortalecer a composição de partidos aliados para as eleições de 2026, quando Pedro Cunha Lima será candidato ao Governo do Estado.
“Pela união dos partidos, entregamos ao MDB e Podemos. O PSDB hoje faz parte de uma conjuntura de partidos de oposição que busca chegar forte em 2026. Tivemos em 2022 um candidato a governador com mais de 1 milhão de votos, que venceu em toda Região Metropolitana. Elegemos três deputados estaduais. Teremos candidato a governador em 2026 (Pedro Cunha Lima), apoiado por esses mesmos partidos. Em João Pessoa nos sentimos bem representados por Ruy, pelo Podemos e pelo MD
Identificou que o PSDB lançou candidatos a vereador em João Pessoa nas eleições de 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020.
Nas últimas eleições, o PSDB conseguiu eleger o então vereador Doutor Luiz Flávio, atualmente no Avante. Já o Cidadania elegeu Bruno Farias, também atualmente no Avante. Os dois mudaram de partido na janela partidária.