Chico Mendes: “Não vai ter candidatura única em Cajazeiras”
O deputado Chico Mendes, candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PSB, divulgou, na noite desta terça-feira (10), um vídeo nas redes sociais onde diz que a eleição na cidade “não será de candidato único”.
A publicação acontece um dia após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negar o registro de candidatura do parlamentar, atendendo a um recurso da Procuradoria Regional Eleitoral e da coligação encabeçada pela candidata Socorro Delfino (PP).
“Precisamos continuar com nosso grito de mudança. Queria dizer que deixem o povo votar, Cajazeiras quer isso. Não vai ter candidatura única como vocês pensam. Diga não ao tapetão, deixem o povo votar”, afirmou o parlamentar.
Mais cedo, Chico se reuniu com o governador João Azevêdo (PSB) e com o candidato a vice, Pablo Leitão, para discutir os rumos que a campanha irá tomar na cidade sertaneja. A expectativa é que Mendes possa anunciar os próximos passos da disputa em uma entrevista coletiva.
A decisão do TRE
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) indeferiu, na tarde desta segunda-feira (09), a candidatura do deputado Chico Mendes à Prefeitura de Cajazeiras pelo PSB.
A decisão atende ao recurso do Ministério Público Eleitoral e da coligação encabeçada por Socorro Delfino (PP) contra a decisão da Justiça Eleitoral na Primeira Instância que havia liberado à postulação do parlamentar ao cargo de prefeito.
Delfino e a Procuradoria Regional Eleitoral argumentam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato executivo consecutivo, já que o socialista foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, quando renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual.