Justiça Eleitoral notifica Jackson Alvino, Ednaldo, Panta e Carimbó a prestarem defesa
As Aijes foram movidas pela direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município e pelo candidato Nilvan Ferreira (Progressistas), que ficou em segundo lugar no pleito de 2024.
A Justiça Eleitoral, por meio da 2ª Zona Eleitoral, notificou o atual prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (Progressistas), o vice-prefeito Nildo Carimbó (Progressistas), o prefeito eleito, Jackson Alvino (Progressistas) e vice-prefeito eleito, Ednaldo do Edilicya (Progressistas) a apresentarem defesa no caso de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que apontam que a eleição dos candidatos ocorreu por meio de abuso de
as Aijes foram movidas pela direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município e pelo candidato Nilvan Ferreira (Progressistas), que ficou em segundo lugar no pleito de 2024.
A reportagem apurou que no caso da Aije ingressada pelo PSB, são citados, por exemplo, o possível uso da máquina pública para impulsionar a candidatura governista, além da contratação de blogueiros, pela gestão, para impulsionar ‘mensagens eleitorais’ em Santa Rita.
Esta Aije pedia inicialmente a suspensão da diplomação de Jackson e Ednaldo, o que foi negado. Porém, o prefeito e vice eleitos terão que apresentar, no prazo de cinco dias, defesa em relação ao processo. O documento foi assinado ontem (3), pelo juiz Gutemberg Cardoso Pereira.
Já a Aije ingressada por Nilvan Ferreira (Republicanos), aponta que o abuso de poder político e econômico teria se dado por meio do aumento de contratações de
pessoas físicas para prestar serviços como contratados por excepcional interesse público (sem concurso ou processo seletivo) na Prefeitura e também o excesso de gastos com pagamento por CPF, que teria sido cada vez maior com a chegada do pleito.
Também são apontados um possível excesso de pagamento por auxílio financeiro a pessoa física em ano eleitoral e gastos com serviços de comunicação institucional vedados em ano eleitoral, ultrapassando o limite permitido. Esta Aije se utiliza de documentos no Sistema Sagres Online, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para embasamento.
O prazo para Jackson Alvino, Ednaldo, Emerson Panta e Nildo Carimbó apresentarem defesa no processo também é de cinco dias a partir da notificação. O documento foi assinado ontem (3), também pelo juiz Gutemberg Cardoso Pereira.
| CONFIRA DETALHES DA AIJE MOVIDA PELA PSB:


Ônibus com trabalhadores bate em caminhão na BR-230; trânsito fica bloqueado
Jackson Alvino confirma Jurandir Miranda como novo secretário em Santa Rita após demissão de Emerson Panta
Jackson Alvino demite Emerson Panta do cargo de secretário da Prefeitura de Santa Rita
Coral do Núcleo de Arte e Cultura de Santa Rita encanta público no Festival Paraibano de Coros
UNIÃO DE FORÇAS: Dra. Jane anuncia recursos para obras e ações em Santa Rita durante encontro com Emerson Panta e Jackson