“Republicanos não defenderá projetos pessoais”, diz Hugo sobre majoritária
O deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos na Paraíba, afirmou, nesta sexta-feira (13), que a legenda buscará espaços na majoritária, mas enfatizou que a sigla não colocará projetos pessoais em primeiro plano. A declaração foi dada durante o encontro estadual das Mulheres promovido pela agremiação partidária.
“O Republicanos não defende projetos pessoais, defende projetos coletivos. Nosso partido tem procurado crescer em cada eleição. Em 2026, é natural que o Republicanos participe da chapa majoritária pelo seu tamanho na política do estado e aí vamos ver qual será esse nome. Porque como eu disse não há projeto pessoal em primeiro lugar e sim projeto do partido, que precisa crescer e cada vez mais dar o retorno que a população paraibana espera de nós”, avisou.
Motta enfatizou que atualmente a sigla integra a base do governador João Azevêdo (PSB) e defendeu que haja um maior diálogo com os demais partidos governistas para a composição da chapa. Paralelo a isso, internamente o Republicanos chegará a um consenso de como seria a participação na majoritária. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), tem se apresentado como pré-candidato a governador.
“O Republicanos tem uma aliança com o governador, há um bloco de partidos que dão sustentação a João. O que eu defendo, é que esses partidos estejam dialogando, visando a eleição de 2026. Adriano Galdino é uma liderança inconteste na Paraíba, ele tem o direito de reivindicar espaço na majoritária, seja como candidato a governador, vice-governador ou senador. Ele tem liderança para isso. Mas, vamos discutir com os demais partidos da base. Essa é uma decisão que passa também pelo governador, se ele vai disputar o Senado ou não. E aí, ouvir as aspirações de outros partidos para que estejamos juntos e unidos. O Republicanos vai se reunir internamente para ver qual o nome que o partido irá oferecer para chapa majoritária. Essa é uma eleição estadual e um leque de partidos tem que estar junto para vencermos as eleições”, disse.
O nome de Hugo é o favorito para vencer a disputa para Presidência da Câmara Federal a partir de 2025, posto hoje ocupado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL). Com a ascensão ao cargo de chefe do Poder Legislativo Nacional, Motta prega cautela sobre como vai se comportar na próxima eleição estadual, se estará na majoritária ou disputará novamente vaga para Câmara.
“Eu sou uma pessoa muito cautelosa do ponto de vista das pretensões. Tenho que focar na eleição da Câmara. Essa eleição dando certo, teremos que discutir 2026 com uma nova ótica, mas sempre buscando ter o planejamento”, avaliou.