PB discute restauração de linha férrea, anuncia João Azevêdo
O governador João Azevêdo (PSB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (19), que a gestão estadual tem discutido a restauração de uma ferrovia na Paraíba. De acordo com Azevêdo, uma das possibilidades é com a ligação da Transnordestina, que interliga Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CE), esse trajeto pode facilitar a ligação de Cabedelo ao Porto de Suape.
“A Paraíba tinha uma antiga linha de trem que saía de Cabedelo, cortava todo o estado e chegava até Cajazeiras e, logicamente, com a possibilidade de interligação da transnordestina no ramal que vai pro Ceará. É claro que essa ferrovia já não existe mais hoje na prática. (…) Se você acompanhar e fizer um voo como nós já fizemos, um sobrevoo de toda a faixa, você vai perceber que áreas já não existem mais, cidades envolveram a ferrovia e tal. O custo de construção dessa ferrovia, ele beira aí os 10 bilhões de reais e nós sabemos que não é um volume pequeno. Então, tem duas alternativas, continuar buscando esses recursos para fazer essa restauração ou aproveitar de uma ferrovia longitudinalmente construída em Pernambuco”, disse João.
A previsão do governo federal é de que a entrega da Fase 1 da ferrovia ocorra até 2027 e até 2029 a Fase 2. O empreendimento é considerado estratégico para o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério, principalmente com fins de exportação, alavancando a balança comercial brasileira.
“Com essa interligação, ficaria e seria muito mais viável fazer ligações da Paraíba para a transnordestina no trecho de Pernambuco. E eu defendo isso, inicialmente, até porque ao invés dos 10 bilhões para fazer uma recuperação dessa com um valor muito menor, nós teríamos condição de ligar Cabedelo já a essa ferrovia”, complementou o gestor.
Segundo João Azevêdo, essa alternativa foi discutida diretamente com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho. A proposta busca não apenas otimizar recursos, mas também garantir maior eficiência e competitividade para a Paraíba e os estados vizinhos no cenário nacional.
“Já tive com o ministro Renan, já apresentei pra ele, que existe a possibilidade, inclusive, de ligar a Maceió também a transnordestina, que corta Pernambuco. E ficaria todos esses portos, Cabedelo, Recife, através de Suape e Alagoas, interligadas com essa via interligada ao resto do Brasil”, declarou.

João Azevêdo visita e entrega obras em quatro cidades do sertão paraibano, nesta segunda-feira
Sine começa dezembro com oferta de mais de 1,3 mil vagas de emprego em 12 municípios da Paraíba
Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Paraíba realiza primeiro transplante infantil de coração
Sine oferta mais de 1.300 vagas de emprego em 12 cidades da Paraíba