PB discute restauração de linha férrea, anuncia João Azevêdo
O governador João Azevêdo (PSB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (19), que a gestão estadual tem discutido a restauração de uma ferrovia na Paraíba. De acordo com Azevêdo, uma das possibilidades é com a ligação da Transnordestina, que interliga Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CE), esse trajeto pode facilitar a ligação de Cabedelo ao Porto de Suape.
“A Paraíba tinha uma antiga linha de trem que saía de Cabedelo, cortava todo o estado e chegava até Cajazeiras e, logicamente, com a possibilidade de interligação da transnordestina no ramal que vai pro Ceará. É claro que essa ferrovia já não existe mais hoje na prática. (…) Se você acompanhar e fizer um voo como nós já fizemos, um sobrevoo de toda a faixa, você vai perceber que áreas já não existem mais, cidades envolveram a ferrovia e tal. O custo de construção dessa ferrovia, ele beira aí os 10 bilhões de reais e nós sabemos que não é um volume pequeno. Então, tem duas alternativas, continuar buscando esses recursos para fazer essa restauração ou aproveitar de uma ferrovia longitudinalmente construída em Pernambuco”, disse João.
A previsão do governo federal é de que a entrega da Fase 1 da ferrovia ocorra até 2027 e até 2029 a Fase 2. O empreendimento é considerado estratégico para o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério, principalmente com fins de exportação, alavancando a balança comercial brasileira.
“Com essa interligação, ficaria e seria muito mais viável fazer ligações da Paraíba para a transnordestina no trecho de Pernambuco. E eu defendo isso, inicialmente, até porque ao invés dos 10 bilhões para fazer uma recuperação dessa com um valor muito menor, nós teríamos condição de ligar Cabedelo já a essa ferrovia”, complementou o gestor.
Segundo João Azevêdo, essa alternativa foi discutida diretamente com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho. A proposta busca não apenas otimizar recursos, mas também garantir maior eficiência e competitividade para a Paraíba e os estados vizinhos no cenário nacional.
“Já tive com o ministro Renan, já apresentei pra ele, que existe a possibilidade, inclusive, de ligar a Maceió também a transnordestina, que corta Pernambuco. E ficaria todos esses portos, Cabedelo, Recife, através de Suape e Alagoas, interligadas com essa via interligada ao resto do Brasil”, declarou.