Lula demite secretário e põe novo nome na comunicação do Governo Federal
O publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula em 2022, será o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7), ele substituirá Paulo Pimenta, que esteve à frente da pasta nos últimos dois anos e deve deixar o cargo ainda nesta semana.
O presidente Lula, que busca aumentar sua popularidade, disse recentemente que deseja fazer ajustes na comunicação do governo, reconhecendo que as ações não estão sendo adequadamente percebidas pela população. Sidônio foi frequentador constante do Palácio do Planalto desde a posse de Lula e tem se envolvido com ações do governo, como o pacote de corte de gastos e reuniões ministeriais.
Com a mudança na liderança da Secom, espera-se uma abordagem mais dinâmica e criativa, buscando alcançar a população de maneira mais eficaz.
Paulo Pimenta, que deixa o cargo de ministro, afirmou que a troca na Secom representa uma “nova fase do governo” e destacou que Sidônio possui o perfil necessário para coordenar a política de comunicação no próximo período.
Embora Pimenta ainda não tenha seu futuro definido dentro do governo, ele reafirmou que o presidente Lula deseja uma pessoa com experiência e talento para enfrentar os desafios da comunicação no governo, em um momento de reavaliação estratégica.

Megaoperação no Rio de Janeiro deixa pelo menos 64 mortos; quatro são policiais
Reunião entre Lula e Trump: entenda o que foi discutido e quais são os próximos passos
Lula convida Boulos para ocupar cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Hugo Motta pressiona aéreas e pauta urgência de projeto contra cobrança da mala de mão: “Câmara não vai aceitar esse abuso”
Após decisão de Fux, Paraíba segue com 12 deputados federais nas Eleições em 2026
STF forma maioria para manter prisão do ‘Careca do INSS’