Eduaro Leite confirma pré-candidatura à Presidência pelo PSD em 2026 enfrenta disputa interna
A busca por uma candidatura forte de centro é um dos objetivos do PSD, que se consolidou como uma das maiores bancadas do Senado
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou nesta terça-feira (20) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração ocorreu durante sua primeira reunião com a bancada do PSD na Câmara dos Deputados, partido ao qual se filiou em 9 de maio, após 24 anos no PSDB.
Leite expressou sua aspiração, afirmando: “Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco este caminho, é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil.”
A movimentação de Leite coloca em evidência uma possível disputa interna dentro do PSD, já que o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também manifestou interesse em concorrer ao Palácio do Planalto.
Apesar do cenário, Leite adotou um tom conciliador ao comentar a situação: “Vamos estar um ao lado do outro, buscando contribuir com esse caminho alternativo. Se ele se apresentar futuramente como um candidato com maior viabilidade e for até o fim na sua aspiração, então ‘bora’, vamos juntos. Não tenho problema nenhum com isso.”
A busca por uma candidatura forte de centro é um dos objetivos do PSD, que se consolidou como uma das maiores bancadas do Senado Federal.
A filiação de Eduardo Leite ao PSD é vista como um passo estratégico para sua projeção nacional, considerando que ele é o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já sinalizou apoio à candidatura de Leite. O cenário eleitoral de 2026 começa a se desenhar, com a entrada de Leite na corrida presidencial e as discussões sobre a viabilidade de um nome de centro.

Alcolumbre suspende sabatina de Jorge Messias ao STF por falta de indicação e culpa “omissão” de Lula
Indicado para vaga no STF, Jorge Messias passará por sabatina no dia 10 de dezembro
Bolsonaro é mantido preso após audiência de custódia
Senado aprova projeto que aumenta as penas de crimes sexuais contra vulneráveis em até 40 anos
Ministro da Educação divulga tema da redação do Enem 2025; confira
Lula e Janja se hospedam em barco hotel durante COP 30, com diárias de R$ 5,3 mil