ALPB agradece ao Congresso por aumento de deputados; medida impacta no estado
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (26), em “agradecimento” à aprovação da matéria ontem no Senado Federal que aumentou o número de deputados federais no Brasil. Se o texto fosse rejeitado, a bancada paraibana poderia perder duas vagas na Câmara e consequentemente haveria a redução no número de parlamentares na Assembleia, saindo de 36 para 30.
“A aprovação desta propositura representa um marco de justiça federativa, pois assegura à Paraíba a manutenção de sua representatividade na Câmara dos Deputados, refletindo de forma mais precisa a distribuição populacional atual do país, sem comprometer o número de parlamentares federais e estaduais a que o Estado faz jus constitucionalmente”, afirmou a Mesa Diretora em nota.
“O fortalecimento da representação política da Paraíba não apenas amplia o poder de voz do Estado nos debates nacionais, mas também assegura a capacidade institucional de resposta às demandas da sociedade paraibana, contribuindo com uma democracia mais equilibrada, justa e participativa”.
A aprovação da matéria
O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (25), o projeto que aumenta em 18 o número de deputados federais no Brasil. Da bancada paraibana, os três senadores, Daniella Ribeiro (PP), Efraim Filho (União) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), foram favoráveis à matéria. O texto foi aprovado com 41 votos favoráveis, o mínimo necessário.
O PLP 177/2023, aprovado na Câmara dos Deputados no início de maio, aumenta o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional de alguns estados. O texto também mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes.
O relator da matéria na Câmara, o deputado paraibano Damião Feliciano (União), argumentou em seu voto que, se adotado o cálculo diretamente proporcional previsto na Constituição, alguns estados acabariam tendo suas bancadas reduzidas, o que acarretaria perda de recursos e prejuízo à população.
Veja a nota divulgada pela Assembleia
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), em nome de todos os parlamentares que compõem esta Casa Legislativa, vem por meio desta Nota manifestar profundo agradecimento e reconhecimento institucional ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Hugo Motta, aos senadores da Paraíba, Daniella Ribeiro, Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo bem como ao Presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, pela atuação decisiva na aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 177/2023, que amplia o número de deputados federais de 513 para 531, durante a Sessão Plenária do Senado, realizada na data de hoje (25/06/2025).
A aprovação desta propositura representa um marco de justiça federativa, pois assegura à Paraíba a manutenção de sua representatividade na Câmara dos Deputados, refletindo de forma mais precisa a distribuição populacional atual do país, sem comprometer o número de parlamentares federais e estaduais a que o Estado faz jus constitucionalmente.
Além de fortalecer os princípios democráticos e o respeito à vontade soberana do povo paraibano, a manutenção do número de representantes federais e, consequentemente, dos estaduais, garante a continuidade do fluxo de recursos para o Estado e seus municípios. Isso ocorre especialmente por meio das emendas impositivas, tanto no plano federal quanto no estadual, que constituem instrumentos fundamentais para o financiamento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento regional.
O fortalecimento da representação política da Paraíba não apenas amplia o poder de voz do Estado nos debates nacionais, mas também assegura a capacidade institucional de resposta às demandas da sociedade paraibana, contribuindo com uma democracia mais equilibrada, justa e participativa.
A ALPB reafirma seu compromisso com o diálogo federativo, a defesa da soberania popular e o fortalecimento das instituições democráticas. Reitera, por fim, seu reconhecimento aos parlamentares citados, cuja atuação firme e articulada foi essencial para a conquista desse importante avanço para a Paraíba e para o pacto federativo brasileiro.
João Pessoa, 25 de junho de 2025.
MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA

Assembleia Legislativa da Paraíba prepara novo concurso público para 2026, anuncia Adriano Galdino
Assembleia da Paraíba debate Lei do Gabarito, após polêmicas e deputado dispara: “a gente não quer ser como Recife”
Branco Mendes deve disputar vaga de Catão no TCE e já conta com a simpatia de 7 deputados
Wilson diz que sonha em ser presidente da Assembleia e aposta que Galdino apoiará candidatura de Lucas Ribeiro a governador
Lei Felca de combate à adultização de crianças é sancionada na Paraíba
ALPB aprova criação de cargos de assessor para juízes de 1º grau