Hugo Motta e Davi Alcolumbre pregam diálogo para superar crise do tarifaço
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) e Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (10) em resposta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma taxação de 50% para exportação de produtos brasileiros.
Segundo a nota oficial, o Congresso Nacional acompanhará de perto os impactos dessas medidas, atuando com “equilíbrio e firmeza” para proteger a economia nacional, mas poderá utilizar a Lei da Reciprocidade como mecanismo de proteção, caso não haja avanço nas negociações.
Confira a nota:
A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial. O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica.
Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.
Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.

Indicado para vaga no STF, Jorge Messias passará por sabatina no dia 10 de dezembro
Bolsonaro é mantido preso após audiência de custódia
Senado aprova projeto que aumenta as penas de crimes sexuais contra vulneráveis em até 40 anos
Ministro da Educação divulga tema da redação do Enem 2025; confira
Lula e Janja se hospedam em barco hotel durante COP 30, com diárias de R$ 5,3 mil
Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia