Hugo Motta e Davi Alcolumbre pregam diálogo para superar crise do tarifaço
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) e Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (10) em resposta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma taxação de 50% para exportação de produtos brasileiros.
Segundo a nota oficial, o Congresso Nacional acompanhará de perto os impactos dessas medidas, atuando com “equilíbrio e firmeza” para proteger a economia nacional, mas poderá utilizar a Lei da Reciprocidade como mecanismo de proteção, caso não haja avanço nas negociações.
Confira a nota:
A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial. O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica.
Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.
Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.

Lula e Janja se hospedam em barco hotel durante COP 30, com diárias de R$ 5,3 mil
Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia
Megaoperação no Rio de Janeiro deixa pelo menos 64 mortos; quatro são policiais
Reunião entre Lula e Trump: entenda o que foi discutido e quais são os próximos passos
Lula convida Boulos para ocupar cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Hugo Motta pressiona aéreas e pauta urgência de projeto contra cobrança da mala de mão: “Câmara não vai aceitar esse abuso”