Açude Cachoeira dos Cegos, em Catingueira-PB, termina mês de julho com menos de 25% de seu volume total e está próximo do volume crítico
O manancial está em observação e pode atingir o volume considerado crítico nos próximos meses.
Dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) apontam que o açude Cachoeira dos Cegos terminou o mês de julho com menos de 25% de sua capacidade total acumulada.
As informações repassadas pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, João Batista, indicam que o manancial encerrou o mês anterior com 17.613.100 m³ de água acumulados em sua bacia, o que corresponde a 24,5% do volume total de 71.887.047 metros cúbicos.
O manancial está em observação e pode atingir o volume considerado crítico nos próximos meses. Os dados da AESA mostram que o açude recebeu pouca recarga durante o período de chuvas, já que iniciou o ano com 20.374.400 metros cúbicos, o equivalente a 28,34% de sua capacidade.
O açude foi construído na zona rural de Catingueira para abastecer os municípios de Catingueira e Emas, além de fornecer água para outras comunidades da região.

Nacional de Patos anuncia atacante Max Nóbrega para reforçar elenco em 2026
Prefeitura de Patos abre Chamada Pública para comerciantes do segmento de doceria participarem da Feira Natalina 2025
Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade, consolidada como polo regional e “Capital do Sertão”
Idecan publica novo cronograma das etapas finais do concurso da Prefeitura de Patos; confira
Polícia Militar apreende motocicleta adulterada no bairro Santo Antônio, em Patos
Sine-PB abre 33 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)