Em seis meses, obra da ‘Ponte do Futuro’ ultrapassa os 20% de execução e deve ser entregue em 2026

Obras da Ponte do Futuro estão ocorrendo na Região Metropolitana de João Pessoa.
Quem passa pelo trecho da BR-230 nas imediações do viaduto de Intermares, chama atenção um ‘canteiro de obras’ instalado há pouco mais de seis meses para a construção do Complexo Viário Ponte do Futuro, que promete ligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena.
o complexo terá duas pontes: uma ‘principal’ que terá 2 km, e outra com 420 metros. Também está prevista a construção de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros.Play Video
O ClickPB apurou que a construção da ponte principal, que ligará Cabedelo a Santa Rita, já está com mais de 20% de execução. A informação foi detalhada à reportagem pelo engenheiro responsável da obra, Igor Girardi.
Conforme o engenheiro, a ponte principal está com 21% de execução. Atualmente, a obra da ponte principal está na fase de fundação, superestrutura e terraplenagem.
Mais de 340 vigas
O equipamento deverá ter mais de 340 vigas. Como trouxe o ClickPB, cada viga da obra pesa mais de 60 toneladas, o que deve totalizar mais de 20 mil toneladas.
Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (10), o governador João Azevêdo (PSB) destacou, mais uma vez, a obra. João, que esteve ontem (9) no local, disse que vê “verdadeiramente o futuro” na ponte.
Ao longo de sua fala, o gestor estadual também destaca que áreas do município de Santa Rita podem ter novas perspectivas com a finalização da ponte.
Obras da Ponte do Futuro, em Cabedelo. (Foto: Francisco França/Secom-PB)
Ponte do Futuro. (foto: Francisco França/Governo da Paraíba)
Ponte do Futuro. (foto: Francisco França/Governo da Paraíba)
Obras da Ponte do Futuro, em Cabedelo. (Foto: Francisco França/Secom-PB)
João Azevêdo inspeciona obras da Ponte do Futuro, em Cabedelo. (Foto: Francisco França/Secom-PB)
Obras da Ponte do Futuro, em Cabedelo. (Foto: Francisco França/Secom-PB)
Ponte do Futuro. (foto: Francisco França/Governo da Paraíba)VoltarProgredir
1 /6123456
“Visualizo aquela área como retroárea do porto, como área de habitação, como área onde você pode implantar indústrias. Como área onde você pode implantar projetos de hidrogênio verde, considerando exatamente a grande plantação de cana-de-açúcar que a gente aqui”, destaca em trecho do vídeo, como acompanhou o ClickPB.
“Essa obra é preciso você vir aqui e ter essa dimensão para entender o tamanho dessa obra. É preciso você ficar de lado de uma viga com 65 toneladas para você entender o tamanho dessa obra como ela tá sendo construída. Então, é engenharia pura, na veia”, exaltou João.
Obras da Ponte do Futuro: cronograma
Segundo o Governo do Estado, que gerencia a construção por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão é que a obra do complexo seja concluída até o fim de 2026. As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo.
O Complexo também contempla o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, com 500 metros de extensão.
Além do impacto econômico, conforme o Governo do Estado, a obra proporcionará melhor mobilidade urbana na Região Metropolitana, com menos acidentes de trânsito, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, aliados à diminuição dos índices de poluição ambiental.