Congresso Nacional derruba veto e retoma exigência do exame toxicológico para primeira CNH
A partir de agora, as motoristas das categorias A e B (carros, vans e motos) também serão obrigados a apresentar exame toxicológico negativo.
O Congresso Nacional derrubou veto, nesta quarta-feira (4), e retomou exigência do exame toxicológico para motoristas antes de obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Lei 15.153, de 2025, passa a valer na data de sua publicação.
A partir de agora, as motoristas das categorias A e B (carros e motos) também serão obrigados a apresentar exame toxicológico negativo.
O exame toxicológico já era obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, que dirigem veículos de carga e transporte coletivo.
A norma também autoriza clínicas médicas de exame de aptidão física e mental a atuar como postos de coleta laboratorial para exames toxicológicos.

A lei deriva do PL 3.965/2021 aprovada em dezembro de 2024. O texto permite o uso de recursos de multas no custeio da habilitação de condutores de baixa renda, cria regras para transferência eletrônica de veículos e ajusta a exigência de exame toxicológico para obtenção da CNH.
*Agência Senado

Alcolumbre suspende sabatina de Jorge Messias ao STF por falta de indicação e culpa “omissão” de Lula
Indicado para vaga no STF, Jorge Messias passará por sabatina no dia 10 de dezembro
Bolsonaro é mantido preso após audiência de custódia
Senado aprova projeto que aumenta as penas de crimes sexuais contra vulneráveis em até 40 anos
Ministro da Educação divulga tema da redação do Enem 2025; confira
Lula e Janja se hospedam em barco hotel durante COP 30, com diárias de R$ 5,3 mil