Mundial de Clubes começa hoje; paraibano do Fluminense sonha com título inédito
O Mundial de Clubes da FIFA começa nesta terça-feira (12), com o confronto entre Al Ittihad (Arábia Saudita) x Auckland City (Nova Zelândia). O representante do Brasil no torneio será o Fluminense, campeão da Copa Libertadores. A equipe carioca viaja hoje até Jeddah, na Arábia Saudita, onde deve estrear na competição durante a semana que vem.
A comitiva preparada pelo tricolor conta com a participação especial de um jovem paraibano que foi essencial durante a temporada vitoriosa do Fluminense.
Quem é Alexsander?
Alexsander, nascido na Paraíba e natural de Barra do Santa Rosa, cerca de 200km de João Pessoa, é mais um dos jogadores revelados pelas categorias de base do Fluminense. A família do jogador se mudou quando o jovem ainda era apenas um bebê para o Rio de Janeiro. Agora, o volante de 20 anos vive a expectativa de se tornar campeão mundial pela primeira vez, com a oportunidade de marcar seu nome na história do tricolor.
O volante estreou em 2022 pela equipe carioca, mas assumiu de vez a titularidade no início deste ano. O jovem caiu nas graças da torcida tricolor por sua versatilidade e empenho durante as partidas, Alexsander atuou como lateral-esquerdo e volante durante 2023, suas boas atuações também renderam convocações para a Seleção Brasileira sub-20.
Primeiros desafios
Apesar do bom começo de ano, o paraibano sofreu uma lesão em maio, durante um confronto contra o Cruzeiro, válido pelo Campeonato Brasileiro. Alexsander inclusive ganhou o prêmio de melhor jogador daquela partida direto de um ídolo do futebol mundial, o lateral multicampeão, Marcelo.
“Esse prêmio (Craque do Jogo, dado pela TV Globo) eu dedico ao Alexsander. Ele saiu do jogo, mas acredito que não é nada grave. Mas esse prêmio aqui eu dou para ele porque esse moleque merece. Jogou muito”, afirmou Marcelo, lateral do Fluminense.
O jovem ficou fora até o mês de agosto, devido a uma lesão grave na coxa e quando voltou, viu o Fluminense retomar o bom futebol do banco de reservas.
Glória Eterna
Durante o terço final da temporada, o treinador Fernando Diniz passou a utilizar Alexsander como uma força vindo do banco de reservas, o jogador aos poucos foi retomando o ritmo do início da temporada e a coroação do trabalho veio ao ser campeão da Libertadores, titulo inédito para o Fluminense, aos 20 anos de idade. A conquista, muito celebrada pelo atleta em suas redes sociais, rendeu até música da torcida citando seu nome.
(Reprodução Instagram: Alexsander celebra conquista da Libertadores em suas redes sociais)
Mundial de Clubes
O próximo desafio do volante agora é o Mundial de Clubes da FIFA, em que o Fluminense irá estrear nas semifinais, os possíveis adversários estão entre o Al Ittihad (Arábia Saudita) e Al-Ahly (Egito).